Contatos

51 3276 9629 WhatsApp - MSM - Celular 51 8457 9566
atendimento@vascoeletronica.com.br

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Astrologia e fitoterapia: a cura pelas plantas e a sua relação com os signos

Astrologia e fitoterapia: a cura pelas plantas e a sua relação com os signos

Desde as eras mais remotas, o ser humano vem utilizando os recursos da fitoterapia, usando plantas para o tratamento dos mais diferentes males. Na astrologia, desde os caldeus, já se empregavam plantas para combater males com base em estudos astrológicos. Ligando a planta e seu efeito curativo, à parte do corpo regida por determinado signo. Os “magos” de outrora estabeleceram princípios que prevaleceram por longo tempo e foram esquecidos pelo domínio de conceitos científicos mais rígidos e presos à manufatura de medicamentos, uma indústria de alto poder de fixação de costumes em todo o mundo.

Mas, entre a gente simples do interior ainda permanecem alguns desses princípios, com indicações que surpreendem pelo uso adequado de plantas para a cura de males e doenças. Entre essas, temos plantas de reconhecido poder curativo, como destaca A. Balbach no livro “As Plantas Curam” da Editora MPV onde existem indicações de poderes curativos de plantas que ligadas à regência astrológica sobre nosso corpo podem trazer benefícios, desde que empregadas com acompanhamento médico e aconselhamento de um especialista nesse novo e fascinante campo da medicina, a fitoterapia.

Áries no zodíaco rege a cabeça e o crânio ou a face. Por sua atuação sobre males que afetam o crânio, a face e a circulação nos membros superiores, a tradição aponta a importância da alfazema, do limão e da salva-do-rio-grande-do-sul. Para as dores de cabeça, comuns e típicas do signo, são indicadas a abutua, alfazema, angélica, erva-cidreira, maracujá, saião e salva



Touro é o signo que rege a garganta e o aparelho respiratório. Para males que afetem essa parte do corpo, a tradição aponta para o emprego do limão, jequitibá, tanchagem e do trevo-cheiroso, quando se tratar de problemas com a garganta. A alfazema, azedeira, caapeba, cambará, guáiaco, eucalipto, flor-da-noite, cordão-de-frade e o maracujá-açu para asma e males do pulmão. Atuam também sobre este órgão, o agrião, a fumaria, a ipecacuanha, o jatobá e a vassourinha.

Gêmeos rege os ombros e o aparelho respiratório. Entre as plantas mais recomendadas para o signo estão as que atuam sobre o pulmão, indicadas para Touro e a higroma, para bursite, a Angélica, a avenca, a malva e o poejo. O cambucá é importante indicação para males que afetem o aparelho respiratório como um todo. O emprego do jaborandi é importante para edemas nessa parte do corpo dos geminianos. E, no caso de faringites, a recomendação recaí sobre o cambuí, o jequitibá e o limão além do uso de compressas e gargarejos com plantas.

Câncer é o signo que rege o estômago e os fluídos do corpo. As plantas mais aconselhadas pela tradição popular são, em casos de males do sistema digestivo, a alfavaca, a bardana, camomila, erva-cidreira, poejo, quebra-pedras, tamarindo e trevo-cheiroso. O emprego de depurativos do sangue tem indicação para o uso do agrião, da erva-de-bugre, a japecanga, a salsaparrilha, o sabugueiro e tanchagem. No caso de diuréticos,emprega-se a Angélica, a beldroega, carqueja, coração-de-jesus, o funcho, a jurubeba, a parietária e o quebra-pedra. Como sudoríferos, empregam-se a alfavaca, o angelico, a caroba, o sabugueiro e a violeta.

Leão é o signo que rege o coração e as costas. Suas plantas mais referidas são a bardana, a erva-cidreira, sete-sangrias, urucu, a vassourinha-do-campo, a borreagem e o alecrim-de-jardim. Para combater anginas indica-se o cipó-chumbo, a erva-dutra, o côco-de-dendê, o sabugueiro e a trapoeraba. Junto a essas plantas, é referida, sempre com larga margem de aplicação a erva-cidreira, um dos mais úteis dos recursos que nos reserva a flora brasileira, para tratamento de qualquer mal físico.

Virgem, rege os intestinos e por isso tem um papel fundamental na boa saúde. Entre as plantas que mais são aconselhadas para emprego pelo virgianos estão o poejo e a alfavaca que atuam como laxativos. Atuam sobre os intestinos de forema benéfica, a banana prata e a maçã. Como controladores de diarreias, a cascarilha, losna, funcho, mil-em-rama, persicária, louro-preto, Artemísia, o algodoeiro, a folha de goiaba e o tejuco. O Cambuí, a ipecacuanha e o guaraná também são apontados excelentes elementos de tratamento da disenteria. Para o combate à prisão de ventre, as indicações recaem sobre o alcaçuz, a babosa, a batata-de-purga, o fedegoso, o manacá e o pinhão-do-paraguai.

Libra é o signo que rege os rins. A fitoterapia menciona com destaque para o libriano o emprego do chapéu-de-couro, planta de ação diurética e indicada no tratamento de problemas causados pelo ácido úrico, males das vias urinárias, artritismo e reumatismo. Como diuréticos, existem o aperta-ruão, a cana-do-brejo, a carnaúba, o cominho, a erva-de-cobra a jurubeba, o quebra-pedras, a trapoeraba e a umbaúba. Para afecções nos rins, a alfavaca, a cavalinha, a lentilha-d´água, a pita e a ulmária.

Escorpião rege os órgãos reprodutores. Para as mulheres com problemas uterinos, as indicações vão desde o uso do limão ao cruá, jequitibá e o quitoco. Para os homens, nos casos de problemas genitais, recomenda-se o babatimão, a alfazema, o cardo-santo, a língua-de-vaca, a quássia, e o limão. O cordão de frade e o agrião atuam no controle do ácido úrico, um problema frequente para os escorpianos. Os corrimentos vaginais são combatidos com o uso da alfazema, do barbatimão, o jaborandi, o melão-de-são-caetano, o timo e a urtiga-branca.

Sagitário, signo que rege as coxas e a coluna vertebral tem como plantas mais indicadas a borragem de boa ação depurativa, antirreumática, sudorífera e expectorante. Para casos de dores nevrálgicas indica-se a Artemísia, a erva-cobre, o eucalipto e o limão. Mas, predominantemente, empregam-se plantas que tratam da coluna e das articulações, para socorrer aos sagitarianos. Entes elas, ganham importância, a abutua, o amor-perfeito, a aroeira, o guaco, o picão-da-praia, o sabugueiro, a saponária, o louro e o manacá.

Capricórnio é o signo que rege os ossos. Para os nativos, há a recomendação do uso do azevinho que tem ação diurética e é recomendado no combate ao reumatismo e à artrite. Em infusão de suas folhas frescas, deve ser tomado na forma de chá em cinco doses diárias. São mencionadas também a salsaparrilha e o óleo de eucalipto para fricção, Um dos elementos de maior emprego na fitologia, é o limão que tem ação sobre males comuns à estrutura óssea. No caso de contusões, indica-se o cardo-santo, o girassol, a manjerona, a prímula e a urtiga-branca.

Aquário, signo que rege os membros inferiores. A planta mais indicada para o nativo é a hamamélis que tem propriedades vasoconstritoras e descongestionantes, quando preparada por decocção de suas folhas picadas, em fervura por dois minutos. Tomada em forma de chá duas vezes ao dia, tonifica as veias e regula a circulação. A borragem, a catinga-de-mulata, a japecanga, a prímula, assafrás e o velame-do-mato são bem aceitos por aquarianos e combatem males das pernas e dos pés e atuam em casos de gota.

Peixes é o signo que rege os pés e a pele. Sua planta característica é das mais comuns: a erva-cidreira. São mencionadas também a carqueja e, em casos de afecções da pele, a alteia, a Angélica, a cavalinha, a curraleira, a erva-de-bugre, o inhame, o marinheiro, o sabugueiro, o taiuiá e o sassafrás. No caso de erupções, o emprego do fedegoso, do sabugueiro, da aroeira, e do velame do campo é bastante recomendado, assim como a aplicação de compressas frias.

2 comentários:

mgoncalves.manoela@gmail.com disse...

Por gentileza, pode informar onde encontro a salva do rio grande do sul. Na minha opinião e experiência é a melhor erva para tratar a gripe pois tira rapidamente a letargia e a dor do corpo. Parece que ninguem a conhece, antigamente sempre tínhamos em nossos pátios, jardins, etc.

Batista disse...

Eu também não conheço, mas talvez algum leitor do blog conheça e nos informe

Visite o nosso site



Plantão da redação do jornal Zero Hora Porto Alegre RS

zerohora.com