Contatos

51 3276 9629 WhatsApp - MSM - Celular 51 8457 9566
atendimento@vascoeletronica.com.br

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

110 volts é igual a 127 volts ?

Apesar de muitos vendedores dizerem que sim, NÃO É A MESMA COISA !


A tensão ( voltagem ) da rede elétrica no Brasil é de 127v ou 220v !

Portanto nunca compre produtos eletro eletrônicos com a tensão de 110 volts - Essa tensão faz muito tempo que não existe mais.

O que acontece quando você liga uma lâmpada de 110v em uma rede de 127 v ?

O tempo de vida da lâmpada sofre uma redução brutal.

Existem muitas lâmpadas . tipo econômica ,  que são 110v e são vendidas " baratinho" pois o importador fez a compra errada e quer repassar o prejuízo para o consumidor final. Ai a economia foi pro brejo...

Ventiladores, batedeiras e tudo o mais que for de uso doméstico e tiver motor deve ser comprado
127v ou 220v  NUCA COMPRE NADA 110V

Lembre-se o risco de incêndio é alto pois o motor vai funcionar em uma temperatura acima da qual ele foi projetado.

Mesmo que o vendedor insista que é a mesma coisa . Não Compre.

Na conta da CEEE ( Porto Alegre ) Tem um aviso no indicador de qualidade.
Tensão nominal 127 volts Limites adequados:  Inferior 116,00 volts    Superior 133,00 volts

Se alguem ligar um motor de 110volts  em uma rede que esteja no limite superior ....

Muito cuidado na compra de ventiladores, secadores de cabelos, ferros de passar, etc


11 comentários:

Rodrigues disse...

127 volts e originado de um cálculo trigonométrico onde tenho 220 volts dividido pela raiz de 3, próprio dos sistemas trifásicos. Por outro lado, 110 volts e uma derivação do centro de um transformador bifásico, 220 volts, dividido por 2.

Vasco Eletrônica disse...

Ola José Roberto.
Obrigado pela participação

Anônimo disse...

acredito que as tensões de 110/220 volts tem a ver com as resistências dos filamentos das lâmpadas durante as inúmeras experiências de Edison e posterior com a ajuda de Tesla já que Edison inventou o sistema de corrente contínua e Tesla o de corrente alternada. dois dois fios tinham 220 volts e o terceiro com qualquer dos outros dois tinha 110 volts. sobre o valor de tensão se é 110/120/127 volts o que devemos se orientar é o que diz na conta de luz. no expasso onde tem os dados técnicos da instalação na conta de luz existe uma variação nominal de tensão para cada região de acordo com o sistema de instalação. no meu bairro em São Paulo a tensão nominal é 115/230 volts em BT. a tensão mínima é 108/216 volts. a tensão máxima é 127/241 volts. essa variação de tensão acontece entre entre outros porque existe uma variação de demanda de tensão e corrente e consequentimente de potência entre os consumidores na região e o transformador não tem como estabilizar a tensão no secundário do transformador da rua. para o meu caso o que é mais corrento é dizer que em minha residência eu tenho 115/230 volts conforme o que indica a concessionária de energia elétrica da minha região. mais não é errado em dizer que na minha residência eu tenho 110 ou 120 ou 127 volts porque fica dentro da variação de oscilação da rede elétrica. na verdade eu falo que em casa tenho 110/220 volts e pronto. qualquer erro me corrija por favor. Jacks. sp.

Batista disse...

Obrigado pela ajuda, valeu muito

Aqui em Porto Alegre RS a situação é outra :
Na conta da CEEE ( Porto Alegre ) Tem um aviso no indicador de qualidade.
Tensão nominal 127 volts Limites adequados: Inferior 116,00 volts Superior 133,00 volts

Eu acreditava que esse indicador de qualidade fosse nacional. Ai a coisa fica complicada, pois um aparelho otimizado para a sua região estará fora de especificação na minha região e vice -versa.
Se você ou algum outro leitor quiser acrescentar algo seria muito útil para todos

Anônimo disse...

faltou comentar que o PADRÃO NOMINAL da tensão elétrica conhecida antigamente como 110 volts conforme a agencia reguladora de energia elétrica foi ajustada para 127 volts aqui no meu caso. enquanto a concessionária não ajustar essa tensão vale o que está escrito na conta de LUZ para cada região. o que seria bastante importante discutir também é que toda variação de tensão acima de certos limites pode provocar a queima de aparelhos conectada a rede elétrica. PERGUNTO: se existe o selo procel de economia de energia porque não existe o SELO DE QUALIDADE DE PROTEÇÃO CONTRA SURTOS E TRANSIÊNTES. se existisse esse selo haveria uma GRANDE DISPUTA entre as indústrias de aparelhos para proteção elétrica COLOCADO NO MERTCADO circuitos de proteção de melhor qualidade e menor preço. enquanto o governo não interfere nesse assunto o consumidor fica se FERRANDO tendo que pagar os aparelhos queimados por culpa da concessionária de energia elétrica motivado por vários fatores por exemplo quando ha um desligamento técnico e na volta vem um sobretensão ou a sobretensão vem de uma descarga atmosférica via rede elétrica. o governo se preocupa com a economia elétrica e não se preocupa com a proteção dos aparelhos do consumidor. a gente não ver nos FORUM de discussão esse tema. SE LIGA CONSUMIDOR. PARAMOS DE SER IDIOTA DO GOVERNO. Jacks sp.

Anônimo disse...

veja essa agora. em um bairro próximo a av. Paulista em sp. a tensão nominal é 120/208 volts. a tensão mínima é 113/196 volts. a tensão máxima é 132/229 volts. esses são do dados técnicos da instalação na conta de LUZ. a eletricidade no Brasil é a casa de IRENE. Jacks sp.

Batista disse...

Algum leitor de outras regiões poderia acrescentar mais alguma
coisa ?

Waniere Araújo disse...

Bem, eu sou de PE e aqui é 220V, final do ano estarei indo morar no PA e lá é "110V", daí comprei um secador e uma prancha bivolt 127/220V, então fiquei confusa... o secador funcionará normalmente no PA? Pelo que vi aqui sim, mas tbm houve alguém que discordou, afinal, sim ou não?

Batista disse...

Ola Waniere
Na realidade ele funcionará bem , mas com a potência um pouco mais baixa.
Se for um secador de 1200 watts em 127 volts. Ele terá 1100 watts em 110 volts .

Anônimo disse...

na verdade essa oscilação da rede elétrica, os equipamentos que funcionam com componentes altamente indutivos principalmente a base de motores, bobinas, reatores, transformadores tais como geladeira, liquidificadores, máquina de lavar roupas, ventiladores e etc. não "sentem" essa variação de tensão da rede elétrica. as indústrias desses produtos dimensionam seus circuitos para funcionarem com essa faixa de variação de oscilação de tensão da rede elétrica. essa variação de tensão da rede elétrica é prejudicial aos aparelhos e circuitos eletrônicos principalmente aqueles que usam componentes e circuitos digitais que precisam de uma tensão elétrica das mais estabilizadas possível. a maioria dos aparelhos eletrônicos são dotados de componentes semicondutores dopados e com junção P e N, e precisam ter sua tensão o mais estabilizados possível. esses aparelhos eletrônicos sim precisam de dispositivos de proteção contra surtos e transientes para ser bem protegidos. é ai que entre o interesse de qualquer consumidor o mais leigo que seja para entender como proteger seus equipamentos. muitos técnicos e hobistas em eletrônica que para picos de tensão eles usam varistores soldados nos fios atras das tomadas e servem para proteger os aparelhos falado anterior. também um bom aterramento elétrico vai ajudar a proteger não só os aparelhos, como também as pessoas que manipulam. para a proteção de aparelhos eletrônicos principalmente computadores, a melhor forma é e adquirir um filtro de linha de boa qualidade e para o computador uma fonte chaveada de ALTA QUALIDADE e com o dobro de potência consumido pelo computador. esperamos que as indústrias de aparelhos de proteção elétrico produzam aparelhos bons e baratos e oriente o consumidor. atenciosamente. Jacks sp.

Anônimo disse...

papo para Leigos e tem a ver com a oscilação 110/127 volts da rede elétrica. eficiência em eletrônica são o conjunto de qualidades de um circuito ou aparelho. grande parte da eficiência dos aparelhos eletrônicos como um todo depende justamente da fonte de alimentação. vamos pegar por exemplo uma TV LCD led ou oled. os fabricantes fazem suas fontes de alimentação de qualidade para não perder mercado. um aparelho eletrônico que dâ muito defeito é rejeitado pelo mercado consumidor. essas fontes de alimentação são fontes CHAVEADAS que trabalham em alta frequência e teve o seu grande desenvolvimento nas décadas de 60/70. as fontes chaveadas são menores, leves e econômicas em relação as antigas fontes LINEAR. o grande avanço que se deu a essa tecnologia por chaveamento foi através pesquisas de vários componentes eletrônicos e principalmente os transistores semicondutores que pudessem trabalhar em alta frequência sem aquecimento excessivo. o transistor trabalhando abrindo e fechado (ligando e desligando)em velocidade de kiloHertz, por exemplo 50kH (50 mil vezes por segundo) em contra partida aos 60 Hertz (60 vezes por segundo) da rede elétrica, tinha um efeito de ONDA QUADRADA muito interessante e muito útil para a eletrônica porque pode controlar o ciclo de trabalho. naturalmente, no início foram feito com osciladores simples até chegar o circuito integrado PWM (modulação por largura de pulso. ai os pesquisadores descobriram que a onda quadrada pode controlar por exemplo a TENSÃO ELÉTRICA da CARGA, ALIADOS a componentes eletrônicos controladores e controlável tais como: CI PWM trabalhando em LAÇO FECHADO, transistores ou circuito integrado com tecnologia MOSFET, transformadores com núcleo de FERRITE que é um material apropriado para alta frequência, tensão de alimentação do transistor chaveador acima de 220 volts. o interessante das fontes dessas TVs é que elas são completas. são BI VOLTS automático entre 90 a 270 volts, tem a maioria dos circuitos de proteções tando de entrada como de saída de energia elétrica, o CI PWM é DUAL, tando chaveia o transistor como tem PFC ativo (correção de fator de potência). o que é interessante que esses referenciais não acontece com o computador. como o computador é MONTÁVEL, o usuário necessita avisar ao técnico montador que quer uma fonte de QUALIDADE. então para todos saberem que essa oscilação de 110/127 volts da rede elétrica não fazem efeito em uma fonte chaveada. despeço deste digníssimo SITE. ATENCIOSAMENTE. JACKS SP. BRASIL SEMPRE.

Visite o nosso site



Plantão da redação do jornal Zero Hora Porto Alegre RS

zerohora.com