Contatos

51 3276 9629 WhatsApp - MSM - Celular 51 8457 9566
atendimento@vascoeletronica.com.br

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

A História da Televisão no Mundo

1817

O químico sueco Jakob Berzelius, descobriu casualmente o selênio, elemento químico brilhante e luminoso. O feito marcou como o primeiro passo para a transmissão de imagens. Anos mais tarde, o inglês Willoughby Smith foi mais longe e descobriu que o selênio podia transformar energia luminosa em energia elétrica, possibilitando a transmição de imagens por meio de corrente elétrica.

1842

Alexander Bain, transmitiu uma imagem telegráfica sem movimento.

1873

Na Irlanda, o operador de telégrafo Joseph May, descobriu o efeito fotoelétrico.

1875

Em Boston / EUA, George Carey propôs um sistema que era baseado na exploração de cada ponto da imagem simultaneamente.

1880

O francês Maurice Le Blanc descobriu que imagens sucessivas apresentadas em velocidade davam a impressão de movimento.

1884

O alemão Paul Gottlieb Nipkow captou imagens divididas em pequenos pontos e reagrupou-as depois, utilizando um dispositivo desenvolvido por ele para a formação da imagem.

1897

Karl Ferdinand Braun, da Universidade de Strasbourg inventou o tubo de raios catódicos.

1923

Vladimir Kosma Zworykin, engenheiro eletrônico russo nacionalizado americano, patenteou o iconoscópio.  Usando o aparelho, ele transmitiu imagens numa distância de 45 quilômetros. O iconoscópio era bem parecido com os televisores atuais. O primeiro protótipo foi apresentado numa reunião de engenheiros em Nova Iorque, em 1929 e contruído pela RCA em 1933.  Na Inglaterra, lsaac Schoenberg, também russo e amigo de infância de Zworykin, desenvolveu na companhia EMI um tubo de câmera semelhante ao iconoscópio.

1926

O engenheiro escocês John Logie Baird conseguiu transmitir alguns contornos de imagens em movimento em uma demonstração em Londres para a comunidade científica, assinando depois um contrato com a BBC para transmissões experimentais.  Baird já havia realizado, em 1920, transmissões através do sistema mecânico baseado no invento de Paul Nipkow – um disco de ferro com furos eqüidistantes, dispostos em espiral, que ao ser girado dividia a imagem em pequenos pontos e em alta velocidade voltava a formar novamente a imagem.

1927

Foi o engenheiro norte-americano Philo Taylor Farnsworth quem primeiro conseguiu transmitir imagens estáveis de um lugar para outro.  Ele é o inventor do tubo dissector de imagens. Farnsworth, aos 14 anos de idade, pensou em construir as imagens por meio de linhas formadas por um ponto percorrendo a tela, observando, na fazenda onde morava, os sulcos paralelos deixados pelo arado ao preparar o solo para o plantio. No dia 7 de setembro de 1927, Farnsworth utilizando o tubo de raios catódicos desenvolvido no final do século XIX, realizou o feito. Farnsworth e Zworykin travaram longa disputa judicial pela paternidade da invenção da TV. Farnsworth ganhou a disputa mas somente depois que a patente havia sido expirada, não recebendo nenhum dinheiro pelo seu invento.

1928

Um aparelho, chamado "Telehor", semelhante ao demonstrado por Baird em Londres, foi construído na Alemanha e apresentado no Berlin Radio Show, por Denes Von Mihaly.

1930

No mês de julho,  a NBC, subsidiária da RCA, transmite experimentalmente nos Estados Unidos com a emissora W2XBS.

1931

No dia 31 de julho começam as transmissões da CBS com a W2XAB.

1932

A NBC começou a transmitir do Empire State Building, em Nova York.

1935

É realizada oficialmente a primeira transmissão na Alemanha, no mês de março, e na França, no mês de  novembro. 

1936

Inauguração da BBC, em Londres.

1937

É transmitida a coroação de Jorge VI, já com resolução de 405 linhas.

1938

A televisão chega a Rússia.

1939

As transmissões regulares só começaram em 1939. A pioneira foi a NBC.  Também em 39 começaram a ser vendidos ao público os primeiros aparelhos de TV.

1941

As transmissões de som foram transferidas de AM para FM.

No dia 7 de setembro a CBS apresentou o primeiro noticiário da história da televisão. O assunto era o envolvimento dos EUA na Segunda Guerra Mundial.

O Orthicom foi desenvolvido por Zworykin porque o iconoscópio exigia uma quantidade exagerada de luz e a imagem reproduzida era deficiente. Orthicon, uma válvula de raios catódicos muito sensível, adaptada a câmera equilibrava a luz e dava uma qualidade melhor a imagem. .

1946

Começa a ser comercializado o primeiro aparelho de televisão popular (modelo 630TS da RCA).

1948

A TV a cabo foi utilizada pela primeira vez em 1948, na cidade de Oregon, onde os sinais normais de televisão não conseguiam chegar as residências por causa do terreno montanhoso.

1950

Segundo pesquisas, já em 1950 havia mais gente, nos EUA, vendo TV do que ouvindo rádio. A TV se popularizou ainda mais com o final da Guerra.

O Brasil foi o primeiro país da América do Sul a implantar a televisão, em 18 de setembro de 1950.

1951

A CBS foi a primeira a levar ao ar a TV a cores nos Estados Unidos. Foi em 12 de junho de 1951. A seguir foi a vez da NBC, em 1954. As primeiras imagens coloridas da história da TV, no entanto, foram feitas em 1929, por Hebert Eugene Ives, em Nova Iorque. Tinham 50 linhas de definição por fio. Peter Goldmark melhorou a definição, fazendo demonstrações com 343 linhas, em 1940. E em 1949, sistemas experimentais já haviam sido desenvolvidos pela RCA e CBS.

1954

Foi padronizado o sistema a cores NTSC pela Associação das Industrias Eletrônicas. O novo padrão NTSC, abreviatura de National Television Standards Committee, utilizava o padrão preto e branco já existente e acrescentava a cor.

1955

Em 12 de maio de 1955, a WNBT fez a primeira gravação mundial em videoteipe, usando fita magnética de som e imagem,

1956

O VT foi utilizado pela primeira vez pela CBS em 30 de novembro de 1956.

1957

No Brasil, a primeira emissora a adquirir equipamentos de gravação e reprodução foi a TV Rio, canal 13, em 1957.

1962

Em 1962 é realizada nos EUA a primeira transmissão de TV via satélite.

1967

Foi inventado, na Alemanha,  o sistema a cores PAL, que resolvia alguns problemas existentes no sistema norte-americano, e na França foi adotado o sistema SECAM (Séquentielle Couleur à Memóire).

2007 Novembro. A TV digital começa no Brasil, inicialmente na cidade de São Paulo SP

2008 Novembro. A Tv Digital começa na cidade de Porto Alegre RS


A primeira transmissão em alta definição da história é reinvidicada pela WRAL-HD da cidade americana Raleigh.


Fontes: A pesquisa para montar essa "História da TV"  foi feita em consulta a vários sites da internet que abordam o assunto. 


Nenhum comentário:

Visite o nosso site



Plantão da redação do jornal Zero Hora Porto Alegre RS

zerohora.com